Saturday, August 29, 2009

"O LENTO ALENTO" na PRIMEIRA BIENAL DO LIVRO DE CURITIBA.


O EVENTO

O poeta Altair de Oliveira convida-lhes para uma "Manhã de Autógrafos" de seu eu quarto livro de poemas "O Lento Alento" que ocorrerá no dia 30/08/09 (domingo) das 9:30 às 11:30 hs no espaço offline da Primeira Bienal do Livro de Curitiba". Altair participa também da primeira bienal no sábado, fazendo leitura de poemas no "LITEROMANIA – SARAU DOS JOVENS POETAS" (das 19 às 21:30 hs), um espaço destinado aos poetas independentes pelo organizadores do evento. Não percam.


PRIMEIRA BIENAL DO LIVRO Local: EXPO UNIMED CURITIBA

Campus da Universidade do Positivo. Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300

Campo Comprido - Curitiba - PR.

Site da bienal: http://www.bienaldolivrocuritiba.com.br/



O poeta autografa no Rio para umas belas gatas-pingadas-de-ouro!
(Kátia, Fernanda (ao fundo) e Eloisa.)



O livro, que foi editado no ano passado, é composto com os poemas escritos nos 12 anos anteriores e celebra também 30 anos da militância do autor na poesia independente e marginal. "O Lento Alento" já foi lançado em Curitiba, Campo Grande, São Paulo, Rio de Janeiro, Cuiabá e Belo Horizonte e tem até o momento cerca de 800 exemplares vendidos de uma tiragem de 2000 exemplares. Na oportunidade "O Lento Alento" (e também "O Embebedário Diverso", o seu livro anterior) podem ser adquirido autografado por apenas 10 reais cada exemplar. Os livros podem também ser adquiridos pelo correio, através de contato via email (altair.de.oliveira@gmail.com).




O que os amigos já disseram dele:




"- Uma doçura de poesia !!!" - Bruna Bavia, estudante - Paranavaí-PR.


"homem que rouba palavras de DEOS, incorporando-as em seres desavisados que não sabem ler poesia. Entende, mas não vira vira pássaro; desentende, mas sereneia em pântantanos e ri como se ouvissssse música..." - Adir Sodré, pintor - Cuiabá - MT.


"O Lento Alento pode até ser suave e amoroso, o que não é nehuma perda, ao contrário. Mas é mais do que isso. É forte, é lírico, no sentido grego mesmo da musicalidade e da cadência rítmica dos versos, é rico e surpreendente nas rimas, nas metáforas e imagens, e, no conjunto, produz a elevação do espírito, que é isso que causa a grande literatura. Isso sem falar do veio social que emana de alguns dos seus mais expressivos poemas. É interessante que não gosto de poemas engajados, mas os seus conseguem sê-lo sem trair a poética. " - Ana Arguelho - professora de Literatura - Canpo Grande - MS.


"Altair, como sempre, surpreendente !!! Faz versos que me fazem rir o coração!" - Kátia Godin - professora - Rio de Janeiro / Rondônia.






TRÊS POEMAS:




PRÉ-TENDÊNCIA A BEM-OLHADO

Veja bem, se me olhares eu tomo forma
Pois teus olhos de luz, se me contornam,
(forma um lar o teu olhar que me contém...)
Me comportam, me alentam e me confortam
Ah, meu bem, vem me ver! Eu me conformo
E me contendo em ser o teu melhor bem!


***


RENEGADA QUEDA

À certa altura da vida,
onde degraus se degradam,
Eu decido ser de descida,
e, num impulso suicida,
saltar os meus sobressaltos
e descer ao ser que acovardo
tomar-lhe os sonhos que guarda,
usar-lhe as asas rasgadas
e tentar cair para o alto.


Poemas do livro "O Lento Alento" - 2008.



***************



NATUREZA MORTA

Não fosse foto
e risse-me de fato
e fosse viva
e... - VIVA! –
fosse vida!

E no instante exato
que me visse
se decidisse
e... - NOSSA! –
se despisse
e desfizesse o triste
que me veste.


Altair de Oliveira – In: O Embebedário Diverso - 1996.

1 Comments:

Anonymous Deborah Bassoli said...

Gostei muito de ler você...
Muito prazer...
Deby Day

12:57 PM  

Post a Comment

<< Home