BIBLIOGRAFIA de ALTAIR DE OLIVEIRA:
- INSIGNIFICÂNCIA – 1978 – Conto escrito aos 17 anos, um dos vencedores do concurso “Grande Dourados de Literatura” e que foi publicado na antologia do respectivo concurso. Descreve as dificuldades encontradas por um adolescente em encontrar um lugar mais decente no mundo.
- FASES – 1982: Livro de estréia do autor com uma tiragem de 3000 exemplares, contém os poemas da fase adolescente (escritos dos 14 aos 21 anos) e descreve os temas típicos à adolescência e à poesia (infância, amor, sonho, deslumbramento, indecisão, medo, solidão, morte, etc). Poemas de influência romântica, parnasiana e modernista. Capa de Maria Lydia Junqueira Ferreira. 64 pg. Esgotado.
- CURTAVERSAGEM OU VICE-VERSO – 1988: Segundo livro do autor, com uma tiragem de 1000 exemplares, traz poemas mais curtos. Escrito entre 1982 a 1988, este livro é composto numa linguagem mais sintética, e tem uma temática um pouco mais voltada para questões filosóficas e sociais. Contém também 2 contos: “Quando Ontem Chegar” e “Romeu & Julieta, uma Cia Ltda”; duas pequenas tragicomédias sobre os desajustados no mundo. Capa de Adílson Schieffer. 64 páginas. Preço: R$ 10,00.
- QUANDO A FOME FORMIGA – 1995: Conto Infantil. Inédito. A história retrata uma sociedade de formigas onde a rainha, autoritária, diante de um dilema é obrigada a dar às súditas o direito de pensar, relata daí o exercícios das primeiras idéias.
- O EMBEBEDÁRIO DIVERSO – 1996: Neste terceiro livro, escrito de 1988 a 1996, o autor demonstra uma preocupação maior com a forma e com a musicalidade das palavras e do texto poético. Usando de, principalmente, tentar alcançar as margens da cor e som, os poemas do “Embebedário” tratam de temas diversos (sentimentos, ressentimentos, psicológicos, filosóficos, satíricos, sociais,etc). Este livro teve uma primeira edição de 1000 exemplares em 1988 (feita artesanalmente pelo próprio autor) e teve uma outra edição de 2000 exemplares em 2003. Capa de Adir Sodré. 64 páginas. Preço: R$ 10,00.
- A VIVA E A MARTA - Conto publicado no jornal “O Diário de Cuiabá” no dia de finados de 1997 com as ilustrações de Vitória Basaia. De uma pequena quitinete num arranha-céu de uma grande cidade, um jovem divaga romper a barreira da solidão diante da imagem de 2 mulheres: uma real e outra virtual, ideais e impossíveis. Publicado também na antologia “Contos da Terra, Contos da Garoa” em dezembro de 2007.
- ERA UM ANJO, GABRIEL... – Conto escrito em outubro de 2007 para participar da antologia de contos do grupo Terra da Garoa “Contos da Terra... Contos da Garoa”, publicada em dezembro de 2007. Num grande centro urbano brasileiro, um homem de meia idade decide, no dia de seu aniversário, perambular no centro da cidade entre mendigos, prostitutas e malandros, questionando seus próprios valores e suas forças para vencer na vida.
- O LENTO ALENTO – Inédito. Poemas escritos de 1996 a 2007.
5 Comments:
adorei saber de tantas obras.
como faz para comprar?
Cheguei aqui pelos caminhos do orkut, onde vc foi me visitar. Encantada com seus versos!!!
Maravilha!
:)
gutemberghonorato.blogspot.com
Caro Poeta,
E´uma honra ter meus poemas neste teu cantinho tão especial.
Parabéns pelo Blog e muito sucesso sempre.
Lúcia Gönczy
Percebo
seu desalento
que aos poucos
sorve o meu ser
E olho
com olhos de lince
o gato
que existe em você
O peixe
deixo pra ceia
e cerceio
a cerca que anseias
Que tens de ser
do meu ser
Lúcia Gönczy
Post a Comment
<< Home