Monday, April 17, 2006


- Tesão de Leitura!!! – I –

Uma amiga, uma vez, propensa a sair de férias, pediu-me que fizesse-lhe um lista de livros. Queria viajar, a danadinha, conhecer lugares insondados... Sem gastar muito, é claro. Ri pensando que a melhor viagem é para dentro da gente mesmo, mas não disse isso para ela. Na época apenas enumerei uma série de livros que estavam entre meus preferidos, e o resultado, me confessou depois, foi que ela gastou toda a grana que tinha guardado para viajar, viajando dentro de seu apartamento apertado, mas gozando duns dos melhores momentos de sua vida.
Fiz outras poucas listas de livros depois, modificadas, como cabe bem a um discípulo de Heráclito, de outros livros que eu amava. Umas quase irresponsáveis, outras semi-oficiais, como a que fiz uma vez para um grupo de professoras do ensino fundamental, mas sempre norteadas pelo prazer. Esmiucei outras listas depois: lista dos 10 mais vendidos, listas dos indicados a Jabuti, lista dos requeridos para vestibular, lista da candidata à miss Brasil, lista de compra, lista negra... Confesso, nenhuma delas me trouxe tanto prazer como aquela listinha demorada que fui compondo paulatinamente com as indicações dos meus autores e de minhas pessoas prediletas. Verdadeiras jóias eu consegui assim!!! Por exemplo, Charles Bukovski me indicou John Fante, Gullar me indicou Bruno Tolentino que me indicou Santa Tereza de Ávila, and so on...
Aprendi com o argentino Borges que a leitura causa prazer, mas ela é como o orgasmo, você precisa de vontade e de coragem para ir buscar. Li também uma vez, que a leitura ajuda o cidadão a construir a sua alma, gostei disso, acho que o cidadão precisa mesmo de uma alma para alcançar o céu. Ler, então, é tudo de bom!!!
Pretensãozinha minha colocar uma lista de indicação de leitura aqui, tudo bem, mas aviso que esta pode não ser a última do autor pré-ferido de você...rs! Confesso que esta lista foi moldada em minhas próprias necessidades e experiências com os livros que hoje julgo bastantes significativos para mim, cada um é cada um.
Tenham muito prazer! TDB.


1- A Balada do Cárcere – Bruno Tolentino (Poesia)
2- Breve História do Espírito – Sérgio Sant'anna (Novelas)
3- Os prisioneiros – Rubem Fonseca (Contos)
4- Árvores Abatidas – Thomas Bernhard (Romance?)
5- O Cavaleiro Invisível – Ítalo Calvino (Romance)
6- Pergunte ao Pó – John Fante (Romance)
7- A Lavoura Arcaica – Raduan Nassar (Romance)
8- O guardador de Águas – Manuel de Barros (Poesia)
9- Miss Corações Solitários – Nathanael West (Romance)
10- Poemas Coletados – Wallace Stevens (Poesia)

8 Comments:

Anonymous Anonymous said...

antes mesmo de terminar a leitura do post , já estava querendo saber da lista..e que lista! este seu texto é delicioso e muito útil pra quem fica ou viaja...quanto a viajar pra dentro, ah! faço verdadeiros cruzeiros...rss. um beijo e boa semana.

7:07 AM  
Anonymous Anonymous said...

que delicia de lista!
o meu top top está por lá... amei saber que está entre seus top 10.
estou morrendo de saudades de você.

mil beijos!

9:46 AM  
Anonymous Anonymous said...

Só tem homem na tua lista, Altair! E a única mulher que você cita no texto é uma santa. Pô... não li todos os que você listou, mas concluí que a literatura feminina é está em baixa... uma merda isso.
Bom feriado e trate de ler uma revista em quandrinhos pra relaxar.

7:23 PM  
Anonymous Anonymous said...

Passei para conhecer; obrigada pelo convite.
Bjo
Graça Carpes :)

http://pulsarpoetico.zip.net

10:44 PM  
Anonymous Anonymous said...

Por sua causa eu tenho todas as edições de Manoel de Barros, três do Bruno Tolentino (Balada do Cárcere, Anulação& outros poemas e as Horas de Katarina)além é claro do Wallacce com seu interminavel violão azul. Você é o culpado dos meus gastos de livraria e eu sou obediente as indicações. Mas agora por causa da pendenga com a Marilda quero uma lista de mulheres para cumprir a risca! hahahahaha
Beijos

1:39 PM  
Anonymous Anonymous said...

Kora, querida! Pelo menos você me compreendeu. Eu achei a lista dele ótima, mas como sempre, estranhei a ausência completa de escritoras, tanto na lista quanto nas resenhas. O mais curioso é que os comentários no blog dele são a maioria de mulheres.
Vamos esperar a nova lista...rs
Beijão procê.

7:57 PM  
Anonymous Anonymous said...

pra entrar neste papo maluco de listas, confesso pra vc que só conheço o rubem fonseca, mal e porcamente, no entanto, se um livro pode encantar a um, com certeza encantará a muitos; homens mulheres, tanto faz quem escreveu, o importante é a leitura em si, todos tem os seus preferidos e o Altair com certeza tem direito de ter os dele.

10:46 AM  
Anonymous Anonymous said...

Desculpa o anônimo aí de cima se chama Hugo

10:47 AM  

Post a Comment

<< Home