Monday, January 30, 2006


SOBRE AQUELAS PALAVRAS

“Toda me entreguei, sem fim,
e de tal sorte hei trocado,
que meu Amado é para mim,
e eu sou para meu Amado.”

“Quando o doce Caçador
me atirou, fiquei rendida,
entre os braços do amor
ficou minha alma caída.
E ganhando nova vida,
De tal maneira hei trocado,
Que meu Amado e para mim,
E eu sou para meu Amado.”

“Atirou-me uma seta
envenenada de amor,
minha alma ficou feita
uma com seu Criador.
Eu já não quero outro amor,
Que a meu Deus me hei entregado,
Meu Amado é para mim,
E eu sou para meu Amado.”

Santa Tereza de Ávila

Poema que eu não podia deixar de mostrar para vocês porque me é muito caro! Me encanta o modo que esta santa cantava, Santa Tereza de Ávila, grandiosa, divina!!! Uma figura do renascimento, muito embora incrustada no seio da igreja católica, ela tinha este brilho insólito de reformista, de libertadora, de construtora da própria alma. E que alma! Cada vez mais simples e mais voltada para o divino, diga-se de passagem.
Descendente de judeus conversos, esta poeta espanhola nascida em 1515, ingressou aos 20 anos na Ordem das Carmelitas, à qual empreendeu reformas; passou por crises espirituais, fundou conventos, escreveu livros em prosa (Livro da Vida, Caminho da Perfeição, Moradas do Castelo Interior) e etc. A poesia da Santa, entretanto, foi mais fruto de seus trabalhos nos conventos: eram quase que canções para celebrações. Outra característica incomum de Tereza é que em suas orações e contemplação, às vezes alcançava estados de êxtase (transe místico) e não raro, ao sair deste estado, escrevia poemas de pronto, como se estes fossem o resultado de sua própria exaltação. Mas ocorre que ela não deu muita importância ao seu trabalho em versos , nem sequer reuniu-os ou publicou. Por isso, a sua poesia teve se que ser coligida aos poucos após a sua morte, muitas vezes de freiras que lembravam os textos cantados pela santa, somando-se um acervo de duvidosa constatação. Para mim, além da simplicidade do sentimento que a poeta fazia facilmente aflorar com intensidade nas palavras, há uma maneira mui doce e se devotar ao sagrado, algo que trilha à beira da sensualidade e do divino, testemunho de alguém embevecido e prestes de encontrar o ser amado.

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

tenho intereese em saber mais sobre Teresa de Ávila. Uma amiga recentemente foi visitar Ávila, cidade de seus ancestrais, e me disse coisas incríveis de lá...incluisve sobre a santa/poeta. um beijo.

4:44 PM  
Anonymous Anonymous said...

muito bacana!! não conhecia..
beijos

2:23 PM  

Post a Comment

<< Home