Sunday, March 12, 2006


BIMICROBIOGRAFIA DE GRANDES

Coletei os 2 pequenos textos abaixo porque falam de
2 grandes escritores brasileiros, mortos há poucos
anos, responsáveis por criar em silêncio uma prosa
bastante revolucionários à nossa literatura. O meu contato com o trabalho dos dois foi bastante prazeroso, por isso eles passaram a ser autores que recomendo com veemência.

CAMPOS DE CARVALHO
“Walter Campos de Carvalho, escritor mineiro radicado em São Paulo, é figura tão curiosa quanto as personagens que criou. Autor de pelo menos quatro pequenas obras-primas da literatura brasileira - A lua vem da Ásia (1956), Vaca de nariz sutil (1961), A chuva imóvel (1963) e O púcaro búlgaro (1964) -, há mais de trinta anos decidiu abandonar a literatura, talvez por enfado, talvez por se sentir desiludido com nosso insípido mundo editorial. Segundo suas próprias palavras, uma altercação com o editor Ênio Silveira teria sido a gota d’água que o levara a optar pelo auto-exílio.”

MURILO RUBIÃO
“Eugênio Murilo Rubião nasceu em Carmo de Minas. Fez seus primeiros estudos em Conceição do Rio Verde e conclui-os depois em Belo Horizonte. Ingressou na Faculdade de Direito, formando-se em 1942. O jornalismo sempre o seduziu, tornou-se redator da Folha de Minas e diretor da Rádio Inconfidência. Em 1947, lançou seu primeiro livro de contos, O ex-mágico, que não teve maior repercussão na época. A partir de então, ingressou no mundo da política, sempre como assessor. Em 1951, ocupou a função de chefe de gabinete do governador Juscelino Kubitschek. Entre 1956 e 1961, exerceu o cargo de adido cultural do Brasil na Espanha. Em 1966 foi designado para organizar o suplemento literário do jornal O Estado de Minas Gerais, que se tornou um dos melhores órgãos de imprensa cultural já surgidos no país. A publicação de O pirotécnico Zacarias, em 1974, deu súbita fama a Murilo Rubião. Nos anos subseqüentes, a sua exígua obra passou a ser vista como a mais significativa manifestação da literatura fantástica no Brasil.”

3 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Gostei bastante! Voltarei em breve!! Beijos da amiga, Ana

6:53 AM  
Anonymous Anonymous said...

fico impressionada em constatar como Minas tem bons autores..acho que aquelas montanhas levam os caras para um mundo intimista que favorece as letras..enfim, há muitos escritores mineiros e dos bons. um beijo, e obrigada pela visita ao sensivel desafio.

6:00 PM  
Anonymous Anonymous said...

Sei lá entende...
disse pro meu poetinha q naun entendo nada de artes, mas o q conheço do meu amigo sei q nessas poesias eataun sua alma, seu coração...Gostaria de conhcer e ter como amigos pessoas senciveis e de carater como vc Altair...
meu poeta,
meu amigo,
bjos no teu coração.

6:55 PM  

Post a Comment

<< Home