Sunday, May 21, 2006


Às bordas do paraíso próximo.

Hoje um breve vislumbre da obra de dois grandes artistas, representantes da dita arte sensual e que gozam da minha mais alta consideração; o primeiro é o pintor austríaco Egon Schiele (1890-1918), admirador e aluno do então famoso Gustave Klimt, às vezes referenciado no expressionismo alemão e que foi dizimado pela febre espanhola, juntamente com sua jovem esposa Edith.
A importância deste jovem pintor está hoje ligada às manifestações que às liberações sexuais que as idéias de Freud provocaram nos artistas e na sociedade de então. Pintava escandalosamente o rapaz, um experimentalista que compulsivamente traçava o que lhe estava mais próximo, caras & corpos seus e de sua esposa mulher na maioria das vezes, o que lhe causou um posterior isolamento de seu trabalho, meio que condenado à arte maldita ou à arte erótica. Arte que, aos olhos da nossa boa sociedade, é menor. Curiosamente o retrato que temos aqui é a irmã do pintor, pudorosamente trajada e sem corpo.
O segundo é o poeta português David Mourão Ferreira, que foi também professor da Faculdade de Letras de Lisboa, conhecido internacionalmente por sensualmente cantar inquietações do amor, a emoção maior que, à mira dos críticos, é quase sempre condenada à falta de arte ou à arte fácil and so on.
É como se arte tivesse muito coisas a fazer do que trasladar emoções. Mundo às vezes muito triste este!

*******************************************************************
Penélope

Mais do que um sonho: comoção!
sinto-me tonto, enternecido,
quando, de noite, as minhas mãos
são o teu único vestido.

E recompões com essa veste,
que eu, sem saber, tinha tecido,
todo o pudor que desfizeste
como uma teia sem sentido;
todo o pudor que desfizeste
a meu pedido.

Mas nesse manto que desfias,
e que depois voltas a pôr,
eu reconheço os melhores dias
do nosso amor.

David Mourão Ferreira

7 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Sou uma apixonada por Gustav Klimt! Sua variedade de formas e cores para expressar um mesmo significado me encanta!

4:24 PM  
Anonymous Anonymous said...

na sua fonte encontrei o que precisava hoje..eu amo a pintura do Klimt e adoro este poema do David Mourão... que bom gosto o seu! um grande beijo

6:55 PM  
Anonymous Anonymous said...

... bom gosto é pouco, o altair é um luxo!

te amo amigo lindo.

5:27 AM  
Anonymous Anonymous said...

De pintura nada entendo
de poesia, menos ainda
mas achei ambas lindas.
Na tua página, eu entro, leio e saio com gosto de quero mais... não tem espaço para deixar recado (ou ainda não descobri). O que salva é esse blog, onde você nos ensina arte e a gente pode trocar figurinhas ou espinhos.
Beijo poeta.

6:05 PM  
Blogger Keyser Soze said...

ei altair, gostei muito do seu blog, tanto que fiz um também, quando quiser acesse e deixe seus comentários, gosto de suas análises, sei que serão muito contundentes
Abraços

Hugo

6:51 AM  
Blogger Keyser Soze said...

Ah sim, o endereço é prosasecontos.blogspot.com

Hugo

6:52 AM  
Anonymous Anonymous said...

Que belo poema de Davi , meu amigo

3:37 PM  

Post a Comment

<< Home