Friday, July 06, 2007

Adíos, Gracias...

Aqui uma pequena homenagem póstuma a 2 grandes poetas mortos neste mês recente.
O primeiro, Bruno Tolentino, de quem tive a felicidade de ler belos versos, entre os melhores que já se escreveram por aqui.
O segundo, Otto Raúl Gonzalez, cujos versos infelizmente vim conhecer recentemente, me fizeram apaixonar. Realmente um grande poeta, cuja trajetória de vida se confunde com a de seu país, a Guatemala. Bom proveito:

***********************************************************


INSTABILIDADE

"Eu fui dizer ao vento o que te disse
e o vento repetiu-o por toda a parte
tantas vezes que a idéia de abraçar-te
virou obsessão, ficou difícil

mudar de idéia, e dei-me conta disso
o dia em que me achei a procurar-te
no desvão entre a vida e o precipício,
exatamente onde tua andas... A arte

delicada de amar somada ao vento
torna-se um exercício irresponsável,
mas não foi culpa minha: do momento

em que eu fui misturar-te ao inefável
perdi-te, ou me perdi, não sei... Lamento
ver-nos no vento. Ó meu amor instável!


Bruno Tolentino - Poeta carioca, falecido em 27/06/2007

*******************************************************

Diez colores nuevos (fragmento)

Anadrio
Quien primero vio una nube de color anadrio
era un joven pastor de diecisiete abriles
que más tarde fue monarca de su reino
y hombre feliz hasta decir ya no,
porque el anadrio es el color de alegría
y de la buena suerte.
Y de la buena suerte!
Y de la buena suerte!
Y de la buena suerte!
En mil quinientos veinte
un español porquerizo de Castilla
vino a América y cuando se internó en la selva
vio un árbol de color anadrio;
ese mismo soldado de fortuna
más tarde coió con Carlos V
y fue virrey;
porque el anadrio es el color de la alegria
y de la buena suerte.
Y de la buena suerte!
Y de la buena suerte!
Y de la buena suerte!
En la época moderna otras personas
han visto objetos de color anadrio
y su suerte ha cambiado en forma radical.
Un pescador vio una sirena cuya cola
era anadria y desde entonces
pescó y pescó y pescó y ahora
es dueño de una flota ballanera;
porque el anadrio es el color de la alegria
y de la buena suerte.
Y de la buena suerte!
Y de la buena suerte!
Y de la buena suerte!
Vendia periódicos un niño,
rapaz sin desayuno, de pobreza trajeado,
un día en su camino vio una piedra
que era, por supuesto, de color anadrio.
Ese niño actualmente es accionista
de una inmensa cadena de periódicos;
porque el anadrio es el color de la alegria
y de la buena suerte.
Pinte usted
las paredes de su casa
de color anadrio
y le irá bien.

Otto Raúl Gonzalez - Poeta guatemalteco, falecido em 23/06/2007

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Testando...

5:40 PM  

Post a Comment

<< Home