NO WAR!!!
Comentário sobre o comentário da poeta Marilda Confortin:
Karíssima poeta, você foi correta em sua observação que diz respeito à falta de autoras na minha lista, vou logo avisando: isto não foi proposital. Não tive, isto é certo, a intenção de ser politicamente correto quando compus a lista. Se isto é bom ou ruim não sei precisar ainda. Tenha-a apenas como uma lista pretensiosa, momentânea e incompleta (mas com boas intenções) de um leitor qualquer, que num momento qualquer, decidiu anotar o que lera e gostara e publicar no seu blog de fundo de quintal de quitinete e blábláblá.
Depois pensei se você quis dizer que eu não apreciava a leitura de escritos de mulheres, pensei também se eu realmente não gostava daquilo que as belas escrevem e cheguei a conclusão que não é nada disso. Fui até minha biblioteca para confrontar os livros que comprara: cerca de 10% deles foram escrito por mulheres. Fui ainda verificar os livros que costumo adquirir (ficção, poesia) numa livraria que freqüento e constatei que não muito mais que a taxa observado na minha estante são livros de autoras. Isto tudo me fez concluir precipitadamente que as editoras publicam mais homens que mulheres na nossa literatura. Não sei se as pessoas lêem mais livros de autores que de autoras só porque existe menos livros de autoras publicadas, ou se as editoras publicam mais livros de autores porque realmente as pessoas gostam menos de livros escrito por autoras.
Outra questão relevante ao nosso tema, e que poderia influir nestes dados, é o fato de discriminar quem são esses leitores. Digo isso porque tenho a impressão de que as mulheres, pelo menos em sua fase adulta, lêem muito mais que os homens. Note que falo aqui de um tipo de leitura que, pelo menos para mim, é assexuada. Quero dizer: não é literatura direcionada aos homens ou às mulheres e nem é uma literatura engajada em qualquer movimento machista/feminista. Mas há outras questões como escolaridade, história, cultura, religião, renda familiar, e etc que também podem ajudar a entender o problema.
Gostaria de te dizer que adoro o que as mulheres escrevem, adoro até o que elas falam, e que pretendo falar bem delas e de seus escritos aqui. Te diria também que tenho intenções de fazer outras listas de livros, que poderão estar repletas de nomes de autoras. Nunca se sabe. Poderá inclusive trazer o teu nome em realce, cacife para isto não te falta. Um beijo!
Altair de Oliveira
*******************************************************************
MESA DOZE
Última dose
Ele sempre chega tarde
Eu sempre cedo
por Marilda Confortin
Ver blog: http://iscapoetica.blogspot.com/