Thursday, April 27, 2006


NO WAR!!!

Comentário sobre o comentário da poeta Marilda Confortin:

Karíssima poeta, você foi correta em sua observação que diz respeito à falta de autoras na minha lista, vou logo avisando: isto não foi proposital. Não tive, isto é certo, a intenção de ser politicamente correto quando compus a lista. Se isto é bom ou ruim não sei precisar ainda. Tenha-a apenas como uma lista pretensiosa, momentânea e incompleta (mas com boas intenções) de um leitor qualquer, que num momento qualquer, decidiu anotar o que lera e gostara e publicar no seu blog de fundo de quintal de quitinete e blábláblá.
Depois pensei se você quis dizer que eu não apreciava a leitura de escritos de mulheres, pensei também se eu realmente não gostava daquilo que as belas escrevem e cheguei a conclusão que não é nada disso. Fui até minha biblioteca para confrontar os livros que comprara: cerca de 10% deles foram escrito por mulheres. Fui ainda verificar os livros que costumo adquirir (ficção, poesia) numa livraria que freqüento e constatei que não muito mais que a taxa observado na minha estante são livros de autoras. Isto tudo me fez concluir precipitadamente que as editoras publicam mais homens que mulheres na nossa literatura. Não sei se as pessoas lêem mais livros de autores que de autoras só porque existe menos livros de autoras publicadas, ou se as editoras publicam mais livros de autores porque realmente as pessoas gostam menos de livros escrito por autoras.
Outra questão relevante ao nosso tema, e que poderia influir nestes dados, é o fato de discriminar quem são esses leitores. Digo isso porque tenho a impressão de que as mulheres, pelo menos em sua fase adulta, lêem muito mais que os homens. Note que falo aqui de um tipo de leitura que, pelo menos para mim, é assexuada. Quero dizer: não é literatura direcionada aos homens ou às mulheres e nem é uma literatura engajada em qualquer movimento machista/feminista. Mas há outras questões como escolaridade, história, cultura, religião, renda familiar, e etc que também podem ajudar a entender o problema.
Gostaria de te dizer que adoro o que as mulheres escrevem, adoro até o que elas falam, e que pretendo falar bem delas e de seus escritos aqui. Te diria também que tenho intenções de fazer outras listas de livros, que poderão estar repletas de nomes de autoras. Nunca se sabe. Poderá inclusive trazer o teu nome em realce, cacife para isto não te falta. Um beijo!

Altair de Oliveira

*******************************************************************

MESA DOZE

Última dose
Ele sempre chega tarde
Eu sempre cedo

por Marilda Confortin
Ver blog: http://iscapoetica.blogspot.com/

Monday, April 17, 2006


- Tesão de Leitura!!! – I –

Uma amiga, uma vez, propensa a sair de férias, pediu-me que fizesse-lhe um lista de livros. Queria viajar, a danadinha, conhecer lugares insondados... Sem gastar muito, é claro. Ri pensando que a melhor viagem é para dentro da gente mesmo, mas não disse isso para ela. Na época apenas enumerei uma série de livros que estavam entre meus preferidos, e o resultado, me confessou depois, foi que ela gastou toda a grana que tinha guardado para viajar, viajando dentro de seu apartamento apertado, mas gozando duns dos melhores momentos de sua vida.
Fiz outras poucas listas de livros depois, modificadas, como cabe bem a um discípulo de Heráclito, de outros livros que eu amava. Umas quase irresponsáveis, outras semi-oficiais, como a que fiz uma vez para um grupo de professoras do ensino fundamental, mas sempre norteadas pelo prazer. Esmiucei outras listas depois: lista dos 10 mais vendidos, listas dos indicados a Jabuti, lista dos requeridos para vestibular, lista da candidata à miss Brasil, lista de compra, lista negra... Confesso, nenhuma delas me trouxe tanto prazer como aquela listinha demorada que fui compondo paulatinamente com as indicações dos meus autores e de minhas pessoas prediletas. Verdadeiras jóias eu consegui assim!!! Por exemplo, Charles Bukovski me indicou John Fante, Gullar me indicou Bruno Tolentino que me indicou Santa Tereza de Ávila, and so on...
Aprendi com o argentino Borges que a leitura causa prazer, mas ela é como o orgasmo, você precisa de vontade e de coragem para ir buscar. Li também uma vez, que a leitura ajuda o cidadão a construir a sua alma, gostei disso, acho que o cidadão precisa mesmo de uma alma para alcançar o céu. Ler, então, é tudo de bom!!!
Pretensãozinha minha colocar uma lista de indicação de leitura aqui, tudo bem, mas aviso que esta pode não ser a última do autor pré-ferido de você...rs! Confesso que esta lista foi moldada em minhas próprias necessidades e experiências com os livros que hoje julgo bastantes significativos para mim, cada um é cada um.
Tenham muito prazer! TDB.


1- A Balada do Cárcere – Bruno Tolentino (Poesia)
2- Breve História do Espírito – Sérgio Sant'anna (Novelas)
3- Os prisioneiros – Rubem Fonseca (Contos)
4- Árvores Abatidas – Thomas Bernhard (Romance?)
5- O Cavaleiro Invisível – Ítalo Calvino (Romance)
6- Pergunte ao Pó – John Fante (Romance)
7- A Lavoura Arcaica – Raduan Nassar (Romance)
8- O guardador de Águas – Manuel de Barros (Poesia)
9- Miss Corações Solitários – Nathanael West (Romance)
10- Poemas Coletados – Wallace Stevens (Poesia)