Saturday, August 29, 2009

"O LENTO ALENTO" na PRIMEIRA BIENAL DO LIVRO DE CURITIBA.


O EVENTO

O poeta Altair de Oliveira convida-lhes para uma "Manhã de Autógrafos" de seu eu quarto livro de poemas "O Lento Alento" que ocorrerá no dia 30/08/09 (domingo) das 9:30 às 11:30 hs no espaço offline da Primeira Bienal do Livro de Curitiba". Altair participa também da primeira bienal no sábado, fazendo leitura de poemas no "LITEROMANIA – SARAU DOS JOVENS POETAS" (das 19 às 21:30 hs), um espaço destinado aos poetas independentes pelo organizadores do evento. Não percam.


PRIMEIRA BIENAL DO LIVRO Local: EXPO UNIMED CURITIBA

Campus da Universidade do Positivo. Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300

Campo Comprido - Curitiba - PR.

Site da bienal: http://www.bienaldolivrocuritiba.com.br/



O poeta autografa no Rio para umas belas gatas-pingadas-de-ouro!
(Kátia, Fernanda (ao fundo) e Eloisa.)



O livro, que foi editado no ano passado, é composto com os poemas escritos nos 12 anos anteriores e celebra também 30 anos da militância do autor na poesia independente e marginal. "O Lento Alento" já foi lançado em Curitiba, Campo Grande, São Paulo, Rio de Janeiro, Cuiabá e Belo Horizonte e tem até o momento cerca de 800 exemplares vendidos de uma tiragem de 2000 exemplares. Na oportunidade "O Lento Alento" (e também "O Embebedário Diverso", o seu livro anterior) podem ser adquirido autografado por apenas 10 reais cada exemplar. Os livros podem também ser adquiridos pelo correio, através de contato via email (altair.de.oliveira@gmail.com).




O que os amigos já disseram dele:




"- Uma doçura de poesia !!!" - Bruna Bavia, estudante - Paranavaí-PR.


"homem que rouba palavras de DEOS, incorporando-as em seres desavisados que não sabem ler poesia. Entende, mas não vira vira pássaro; desentende, mas sereneia em pântantanos e ri como se ouvissssse música..." - Adir Sodré, pintor - Cuiabá - MT.


"O Lento Alento pode até ser suave e amoroso, o que não é nehuma perda, ao contrário. Mas é mais do que isso. É forte, é lírico, no sentido grego mesmo da musicalidade e da cadência rítmica dos versos, é rico e surpreendente nas rimas, nas metáforas e imagens, e, no conjunto, produz a elevação do espírito, que é isso que causa a grande literatura. Isso sem falar do veio social que emana de alguns dos seus mais expressivos poemas. É interessante que não gosto de poemas engajados, mas os seus conseguem sê-lo sem trair a poética. " - Ana Arguelho - professora de Literatura - Canpo Grande - MS.


"Altair, como sempre, surpreendente !!! Faz versos que me fazem rir o coração!" - Kátia Godin - professora - Rio de Janeiro / Rondônia.






TRÊS POEMAS:




PRÉ-TENDÊNCIA A BEM-OLHADO

Veja bem, se me olhares eu tomo forma
Pois teus olhos de luz, se me contornam,
(forma um lar o teu olhar que me contém...)
Me comportam, me alentam e me confortam
Ah, meu bem, vem me ver! Eu me conformo
E me contendo em ser o teu melhor bem!


***


RENEGADA QUEDA

À certa altura da vida,
onde degraus se degradam,
Eu decido ser de descida,
e, num impulso suicida,
saltar os meus sobressaltos
e descer ao ser que acovardo
tomar-lhe os sonhos que guarda,
usar-lhe as asas rasgadas
e tentar cair para o alto.


Poemas do livro "O Lento Alento" - 2008.



***************



NATUREZA MORTA

Não fosse foto
e risse-me de fato
e fosse viva
e... - VIVA! –
fosse vida!

E no instante exato
que me visse
se decidisse
e... - NOSSA! –
se despisse
e desfizesse o triste
que me veste.


Altair de Oliveira – In: O Embebedário Diverso - 1996.

Saturday, August 22, 2009

SARAU DE POESIA INDEPENDENTE NA PRIMEIRA BIENAL DO LIVRO DE CURITIBA

Por Altair de Oliveira.

Fomos conctatados pelo editor Ricardo Peruchi, que dirige a revista cultural universitária "OFFLINE" (de São Paulo) e é curador de um espaço na I Bienal do Livro Curitiba. Ele nos solicitou apoio e sugestões para organizar um sarau de poesia e também sugestões poetas a serem convidados para participar do evento.

Pois bem, o sarau será realizado no dia 29 de agosto de 2009 (próximo sábado), das 19h às 21h30 e foi denominado de LITEROMANIA – SARAU DOS JOVENS POETAS, e será sediado no "Espaço OFFLINE (Conexão Geral)", lá na bienal. Conforme os conceitos da nota abaixo:
*** Foto: Altair de Oliveira em Sarau de Poesia na Casa das Rosas em SP.

"Reunião literária de jovens poetas, promovida pela revista OFFLINE, organizada para mostrar a produção do melhor da poesia contemporânea. Poemas inéditos e revelações literárias estão na berlinda para mostrar seu talento sob o crivo de poetas consagrados da cena curitibana, seus padrinhos. Seleção prévia dos trabalhos apresentados. Solicitações de participação devem ser enviadas para apreciação para o e-mail textos@offline.com.br. Alguns destaques da cena atual serão convidados da organização."
***

Debulhando o texto acima, observamos que o foco principal do evento são os "Poetas Jovens", que tenham um bom trabalho na poesia contemporânea curitibana e que estejam dispostos a declamar (ou fazer leitura) de seus poemas lá no sarau ou de levarem um representante convidado para esta exibição. Isto não impede, de maneira nenhuma, que poetas mais maduros também participem. O que a organização do evento não abre mão, mesmo porque o sarau tem um tempo pré-definido dentro da exposição, é de fazer um cadastramento dos participantes e verificar os textos a serem apresentados, salvo o caso dos poetas convidados por nós. Por isso uma solicitação de participação, com o envio dos textos, deve ser encaminhada a eles, através do email citado acima. Portanto, quem desejar participar, por favor, envie-lhes esta solicitação por email, sugiro que com até 3 poemas (a menos que estes poemas sejam curtos). Um outro ponto a ser observado é que não há qualquer pagamento para estas apresentação, visto que se trata de um espaço condicionalmente aberto à poesia independente.

Mas pelo menos é um espaço destinado à poesia independente que, creio eu, devemos tentar agarrar e preservar dentro da nossa bienal, por isso é tão importante a nossa participação.

Um outro aspecto que gostaria de comentar é que não há restrição quanto à participação. Assim, qualquer poeta curitibano pode encaminhar seus trabalhos à organização do evento e solicitar-lhes esta participação, mas que se o seu nome foi indicado a eles por alguém (padrinhos) significa que este alguém já conhece o seu trabalho poético (escrito ou declamado) e gostaria de ver-lhe participando do sarau, e isto já é garantia de aprovação da solicitação de participação.

Como participar do sarau de poesia:

Escrever um email para os organizadores (textos@offline.com.br) solicitando a sua participação, acompanhado do texto a ser apresentado de até 3 poemas, especificando o autor independente e o nome da pessoa que fará a apresentação. Aguardar então a confirmação de sua participação.





EVENTOS DE ARTISTAS INDEPENDENTES NA BIENAL PARA OUTRAS ARTES


Artistas independentes curitibanos da Música, de Artes Visuais e de Cinema também podem exibir seus trabalhos nos espaços da revista OFFLINE na Bienal do Livro de Curitiba. Para isto terão que entrar em contato (via telefone ou email) com o curador Ricardo Peruchi para saber detalhes de como será feito a seleção dos trabalhos a serem apresentados. Boa sorte.

Contato: Ricardo Peruchi
email: rp@mandic.com.br
fone: 11 78905699 / 11 3089-0663



- MÚSICA - RECITAL DA NOVA SAFRA DE MÚSICOS E CANTORES

Apresentações musicais, para o público da Bienal do Livro, com produção da revista OFFLINE, trazendo revelações do cenário musical brasileiro, que aposta e dá espaço para nos novos talentos.
Local: Largo da Ordem, Palco Bienal
Horário: sexta-feira, 28/8, das 20h às 21h30
Conceito trabalhado: novos talentos.

Nota: palco na entrada da bienal com 1 hora e meia disponíveis para pequenas apresentações.



- ARTES VISUAIS - OCUPAÇÃO DOS COLETIVOS DE ARTISTAS DE CURITIBA

Performances, happenings, intervenções e mostra dos trabalhos da nova geração de artistas visuais de Curitiba, organizada pela revista OFFLINE, com a proposta de dar espaço e revelar novos talentos.
Local: Espaço OFFLINE (Conexão Geral)
Horário: Domingo, 30/8, das 14h às 17h.
Conceito trabalhado: novos talentos.

Nota: Espaço de 3 horas para apresentação de intervenções, happenings, performances e instalações de fácil manuseio. Outros espaços, favor solicitar detalhes.



- CINEMA - MOSTRA DE CURTAS DO NOVÍSSIMO CINEMA BRASILEIRO

Filme: "O FAZEDOR DE MONTANHAS"
Documentário longa-metragem, 52 minutos
Direção: Juan Figueroa
Produção: Alcione Alves, Vilma Peramezza e Marcelo Sollero

Conceito trabalhado: novos talentos.

Nota: na programação de cinema está já incluído o filme acima, mas ainda há um espaço de 2 horas de sessão a ser ocupado. Favor solicitar detalhes.

Sunday, August 16, 2009

Dois Poemas da Poeta Paulista LÚCIA GÖNCZY:



À FLOR DA PELE


Percebo

seu desalento

que aos poucos

sorve o meu ser.


E olho

com olhos de lince

o gato

que existe em você.

O peixe
deixo pra ceia

e cerceio

a cerca que anseias.


Que tens de ser

do meu ser.


Lúcia Gönczy




O SONO DAS ROSAS



a cidade não dorme

no entanto, é preciso ninar o Poema


as pedras transpiram liberdade

os sonhos vagam na noite

poetas espalham-se feito

pólen no vento


e as luzes, nem sempre da ribalta,

madrugada afora chovem cascalhos

cheios de silêncios


o Poeta finge adormecer

cerrando as janelas de sua alma

que por dentro da retina faíscam vida

também silenciosas

no coração pulsante da Avenida

para que, enfim,

descansem as Rosas.


Lúcia Gönczy
A autora:
Lúcia Gönczy - Poeta Paulistana e Coordenadora Musical e de Artes Cênicas do "Proyecto Cultural Sur" - Núcleo Paulista. É também promotora de eventos artísticos, juntamente com a amiga e poeta Dora Dimolitsas, prioriza lançamentos de poetas e músicos, famosos ou anônimos. Membro da Confraria dos Poetas e poeta ativa do Congresso Brasileiro de Poesia de Bento Gonçalves. Participou de 4 Antologias e fez um Prefácio.
Neste momento, Lúcia prepara duas novas antologiase um livro solo. Reside na cidade de São Paulo.
contato: E-mail:luciagonczy@hotmail.com
Para ver mais: